É sempre bom refletir sobre o que nos cerca e como aprendemos a viver melhor diante das adversidades.
Resolvi colocar aspectos objetivos sobre algo nada objetivo da melhor forma de viver e conviver dentro do autoconhecimento.
O que é afeto?
Afeto é a capacidade de desenvolver ou não emoções.
O que é emoção?
Emoção é a reação que os sentimentos provocam no corpo.
O que é sentimento?
Sentimento é a forma de “pensar e ver” tudo que está em volta do ser humano. Ver e pensar ao mesmo tempo, gera sentimento.
Esse “ver” também pode ser interpretado como imaginar.
O ser humano vê e pensa de duas formas bem característica. Uma forma bem concreta, sólida e material, e pra isso usa os sentidos e a razão. A outra forma de ver e pensar é sensível, fluída e sensorial e pra isso usa-se os sentimentos.
Observe novamente o afeto em seus graus, maior ou menor, intenso ou fraco, positivo ou negativo, abundante ou escasso, muito ou pouco... regendo o corpo nas mais variadas emoções. Um determinado sentimento afeta esse corpo que reage e se emociona. Essa sequência vira uma cadeia evolutiva e se repete se algo acontece a contento.
Olhe por outro ponto de vista.
Existe um corpo que é afetado pouco ou muito, por um sentimento e explode em emoção.
Por isso podemos classificar os afetos em grau, as emoções em reações/ações físicas e sentimentos em necessidades essenciais da psiquê humana.
Sabendo disso..., incorporando esse conceito e aceitando o que não se pode mudar.
Terapeuticamente a condição humana se revela e se torna favorável para uma vida mais plena diante dos desafios que surgem na vida.
Trazer para a consciência, transformar em ações propositais a cada caso e integrar ao comportamento, desenvolve-se e compreende-se um processo de evolução humana.
Tabela de exemplos:
Aprender a se conhecer e reconhecer nos vários momentos nos ajuda a ter menos conflitos interno e externos.
Deixo um abraço e até mais,
Comments